O Governo do Amazonas deu mais um passo para melhorar a qualidade de vida dos manauaras ao anunciar a construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus. A iniciativa integra o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), em parceria com o programa Amazonas Meu Lar. As obras serão realizadas em dois terrenos localizados no entorno da ligação viária entre o Distrito Industrial e o Porto da Manaus Moderna.
Detalhes do projeto
As unidades habitacionais serão distribuídas em dois conjuntos:
- 96 apartamentos na margem direita da via.
- 64 apartamentos na margem esquerda da via.
Além dos residenciais, a região contará com oito praças equipadas com mesas de jogos, academias ao ar livre, playgrounds e uma quadra poliesportiva. Também está prevista a construção de um novo Chapéu de Zinco (espaço comunitário da área da Betânia), paisagismo e urbanização.
Melhorias de infraestrutura
O local, que antes abrigava palafitas às margens do Igarapé do Quarenta, está passando por uma transformação completa. As obras incluem:
- Saneamento básico com uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
- Redes de coleta de esgoto, drenagem pluvial e micro e macrodrenagem.
- Pavimentação de vias, calçadas e passeios públicos.
- Pontos de ônibus e melhorias na acessibilidade.
Essas intervenções abrangem mais de 110 mil metros quadrados de recuperação urbanística e mais de três quilômetros de vias pavimentadas, ampliando o acesso ao saneamento básico e à mobilidade urbana na região.