Vereador de Manaus quer proibir embutidos na merenda das escolas municipais

O Projeto de Lei nº 111/2021 do vereador Fransuá, que proíbe a oferta de produtos de origem animal do tipo “embutidos” no cardápio da merenda de escolas e creches da rede pública municipal, teve o parecer favorável da 2º Comissão de Constituição e Justiça e Redação aprovado por unanimidade em plenário.

“Na França, o cardápio das crianças é discutido entre nutricionistas e a comunidade escolar. E, assim, temos que utilizar esse bom exemplo e adotar na nossa cidade. A alimentação infantil inadequada desencadeia uma sociedade com muitos problemas de saúde e um sistema de saúde superlotado.”, justifica o vereador.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) o consumo excessivo de embutidos aumenta o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, especialmente o câncer colorretal, além de aumentar os casos de obesidade infantil.

“O objetivo do projeto é uma forma de coibir qualquer oferta desse gênero alimentício que contribui negativamente para a saúde de nossas crianças”, finaliza Fransuá.

Depois da aprovação do parecer da 2º comissão em plenário, o PL segue para a 3º Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.

Com informações da CMM