Emissão da Carteira de Identidade Nacional no Amazonas ultrapassa os 308 mil. Você conseguiu?

foto: Arthur Castro

O Amazonas emitiu mais de 308 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs), no primeiro ano de lançamento do novo documento. Os números mostram que o serviço oferecido de forma gratuita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), proporcionou o documento a mais de 25 mil cidadãos, a cada mês, no Amazonas.

O diretor do IIACM, Mahatma Porto, destacou que todo cidadão que solicitou a nova CIN e estava com a documentação de acordo com as exigências da Receita Federal, teve o documento expedido, reforçando que o antigo Registro Geral (RG) ainda tem validade até 2032. Durante esses próximos 8 anos, quem tiver o antigo documento em mãos e esteja sem rasuras, ou seja, bem conservado, não precisa se preocupar em tirar com brevidade o novo documento.

Agendamento

Desde a implantação, o sistema de agendamento passou por adequações, tudo com intuito de melhorar o serviço oferecido à população. Novas travas de segurança foram aplicadas no processo, o que passou a proporcionar mais tempo de acesso ao agendamento no site da ssp.am.gov.br/. Na página, o cidadão pode conferir toda a documentação exigida para solicitar o documento.

Documento digital

A CIN também, após recebida pelo cidadão, pode ser acessada na sua forma digital. Esta versão, que pode ser baixada no celular, tem a mesma validade do documento físico, garantida em lei. Para acessar o documento em sua versão digital o cidadão precisar estar cadastrado no aplicativo Gov.Br, do Governo Federal, e seguir as orientações oferecidas pela plataforma.

Com informações da assessoria