
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a liberação dos depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro e do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. Os depoimentos, colhidos pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro do ano passado, são parte do inquérito que investiga fraudes ocorridas no Banco Master.
A decisão de Toffoli atende a um pedido do Banco Central, que solicitou acesso ao testemunho de Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização da autarquia e também ouvido no processo. O STF já havia determinado em dezembro que a investigação sobre o Banco Master fosse conduzida pela Corte, e não pela Justiça Federal em Brasília, devido à citação de um deputado federal nas apurações, o que garante foro privilegiado.
Investigações sobre o Banco Master
As apurações ganharam força em novembro de 2025 com a deflagração da Operação Compliance Zero. A PF investiga a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, com suspeitas de que as fraudes possam atingir a marca de R$ 17 bilhões. Um dos pontos centrais da investigação é a tentativa de aquisição da instituição financeira pelo BRB, banco público do Distrito Federal.
Além de Daniel Vorcaro, outros nomes estão sob investigação, incluindo os ex-diretores do Banco Master Luiz Antonio Bull, Alberto Feliz de Oliveira e Angelo Antonio Ribeiro da Silva, além de Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do banco.
Com informações da Agência Brasil





