Site fala em 3ª onda da covid-19 em Manaus e diz que Prefeitura ignora alerta

O site The Intercept, produziu uma matéria apontando o risco de uma 3ª onda de covid-19 em Manaus. A artigo de Fábio Bispo, publicado no último dia 3 de fevereiro, critica o prefeito David Almeida (Avante) por ter ignorado o alerta. “Se não adotar lockdown, a capital será o epicentro da covid-19 no mundo e criadouro de novas cepas ainda mais perigosas do vírus”.

A matéria diz que houve um alerta do biólogo Lucas Ferrante, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, o Inpa, feito pessoalmente o prefeito David Almeida. “Foi uma reunião rápida, de menos de 30 minutos. Acompanhado de três assessores, o prefeito chegou a sinalizar que poderia adotar o lockdown para salvar vidas. Mas o discurso logo mudou, e o aviso do cientista foi ignorado”.

Ainda segundo a matéria, Ferrante e outros pesquisadores são responsáveis por um estudo que deve ser publicado em breve em uma revista de renome internacional, da qual o nome não foi citado, mas que está em fase de revisão. Esse estudo aponta que caso não seja adotado lockdown em Manaus, poderá haver uma 3ª onda de contaminação, e ainda mais fatal, ou seja, causando mais mortes.

Os pesquisadores “elaboraram um modelo epidemiológico a partir das taxas de transmissão da nova variante do vírus no Amazonas, a reinfecção por perda de imunidade apresentada em pacientes após seis meses e os cenários de vacinação e isolamento social do estado”, explica o texto.

Leia a matéria completa: Prefeitura de Manaus ignora 3ª onda de covid-19 (theintercept.com)

O Manaus Alerta procurou a Prefeitura de Manaus, para confirmar se o alerta foi recebido e qual era o nível da crença do poder Executivo local, na possibilidade de haver uma terceira onda de transmissão e se haveria medidas, mas a resposta não aborda diretamente o assunto em questão. Confira a nota.

“A Prefeitura de Manaus está em constante monitoramento dos casos na cidade para discutir novas medidas que possam ser tomadas. Vale destacar que o combate à Covid-19 é uma das prioridades da gestão David Almeida. Desde que assumiu o cargo, há pouco mais de um mês, o prefeito tem investido na ampliação da rede de atenção básica, aumentado a estrutura de atendimento de suspeitos de síndromes gripais e Covid-19 para 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo três UBS Móveis, com foco no tratamento precoce para que cada vez mais vidas sejam salvas. Em parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Manaus está recebendo 108 médicos para o reforço no atendimento de cada vez mais pacientes.

Uma das estratégias adotadas pela prefeitura é ampliar a imunização da população. Para isso, mais postos de vacinação estão sendo abertos para que mais pessoas sejam vacinadas. Em Manaus, de 19 a 31 de janeiro, eram 15.627 vacinados e de 31 de janeiro a 3 de fevereiro o total de imunizados em apenas quatro dias, saltou para 18.853, totalizando 34.480 pessoas vacinadas na capital, pela Prefeitura de Manaus. Nesta sexta-feira, a cidade já contabiliza mais de 47 mil pessoas vacinadas, entre idosos e profissionais de saúde. Manaus possui, atualmente, dez postos de vacinação, e aguarda o repasse de mais vacinas do Ministério da Saúde para que mais pessoas de grupos prioritários possam ser vacinados”. 

Da redação – Manaus Alerta