‘Quando vocês têm dinheiro no bolso as coisas começam a funcionar’, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva esteve, na terça-feira (18), em visita à fábrica da empresa automotiva Toyota, em Sorocaba (SP). Na ocasião, Lula destacou o crescimento do setor automotivo nos primeiros dois anos de governo.


“Quando vocês têm dinheiro no bolso as coisas começam a funcionar. Nós já chegamos este ano a emplacar no final de 2024, 2,6 milhões de carros. E eu quero chegar a 3,6 milhões até o ano que vem. E quero chegar a quatro no outro ano”, disse Lula ao lembrar que ao assumir este mandato, em 2023, o Brasil emplacava apenas 1,6 milhão de carros por ano.

“Quando eu deixei a presidência, dia 1º de janeiro de 2011, o Brasil emplacava 3,6 milhões de carros por ano. Quando voltei em 2023, o Brasil emplacava 1,6 milhão. Isso significou o que? Mais desemprego, menos salário, menos comércio, menos circulação de dinheiro. Então, quando nós voltamos, qual é o meu desejo? Fazer a indústria crescer, o comércio crescer, fazer crescer o salário das pessoas”, afirmou Lula.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também mencionou o crescimento expressivo apresentando pelo setor nos últimos anos.

“A indústria que vinha encolhendo nos últimos 10 anos, perdendo emprego, diminuindo, com o presidente Lula, voltou. Nós estamos batendo recorde de crescimento da indústria. A indústria [automotiva] que vinha caindo cresceu quase 10%, e a venda de veículos, 14,1%. A média da indústria automotiva no mundo cresceu 2%”.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o avanço do Brasil é reflexo de um governo que vê o potencial do seu povo. “Quando tem governos que olham para o povo as coisas começam a mudar para melhor, não falta oportunidade no Brasil, não falta gente trabalhadora no Brasil, às vezes falta uma pessoa com a sensibilidade de abrir portas para que as pessoas cresçam”, disse.

Com informações da Agência Gov