Panasonic encerra produção de TV, em Manaus, após 40 anos

A japonesa Panasonic anunciou o encerramento da fabricação de televisão no Polo Industrial de Manaus, sua única fábrica no Brasil que funcionava há 40 anos.  A decisão vem após a empresa perder competitividade no mercado, onde há alguns anos já não figurava mais no topo, perdendo espaço para atual líderes Samsung, LG e TCL, respectivamente.

A fábrica de Manaus continuará a produzir outros produtos ligados à linha branca e ao setor automotivo, no qual a Panasonic atua com componentes de som. Cerca de 130 funcionários devem ser desligados da companhia em razão do encerramento da produção de televisores.

O vice-presidente de eletrodomésticos da Panasonic, Sergei Epof afirmou em entrevista para o site Exame, que a decisão foi um movimento global planejado para o Brasil depois de crescer nos demais pilares da empresa, e que vê o acontecimento como algo ligado ao momento atual do Brasil.

“Nos últimos anos, nós reforçamos, ano a ano, outros segmentos para fazer essa saída do mercado de TV. Todos os nossos produtos são ligados à inovação, como nossos refrigeradores e lavadoras que têm baixo consumo de energia. Temos pilhas alcalinas com 18% mais duração do que uma pilha comum”, detalhou Epof.

A saída da Panasonic segue o movimento da Sony, que encerrou a produção e venda de TVs no mercado brasileiro, no caso a fábrica de Manaus, em março deste ano.

Portal Manaus Alerta