As ações da Operação Impacto abrangeram quatro zonas de Manaus nos últimos 15 dias. Durante esse período, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, nesta primeira quinzena de janeiro de 2024, uma redução de 19% no número de casos de homicídios em comparação com o mesmo período do ano passado, abrangendo toda a capital.
Na noite de quarta-feira (17), a operação chegou ao bairro da Compensa. Mas antes, já havia percorrido bairros das zonas norte, leste e sul. Todo o trabalho tem como objetivo manter em redução os índices criminais.
As áreas que recebem as ações estudadas cientificamente pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) e pelas agências de inteligência da SSP-AM, Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
Desde o lançamento, no dia 4, a operação foi empregada de forma mais incisiva nos bairros Jorge Teixeira e Novo Aleixo, nas zonas leste e norte de Manaus, respectivamente. As duas áreas, segundo estudos do Ciesp e das agências de inteligência, concentram os maiores índices de homicídios da capital.
A partir das intervenções realizadas de forma integradas pelas Forças de Segurança, as duas localidades apresentaram, nos últimos 15 dias, uma redução de 43% no número de homicídios. Durante o mesmo período, a redução na capital chegou a 19%.