Navio da Esquadra da Marinha do Brasil retorna a Manaus após 15 anos

Navio da Esquadra da Marinha do Brasil
Navio da Esquadra da Marinha do Brasil

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, do Comando em Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil, atracou em Manaus na última quinta-feira, 18 de setembro, intensificando a presença do Poder Naval Brasileiro na região amazônica. O navio, que esteve pela última vez na região em 2010, retornou para prestar apoio logístico no âmbito da Operação Atlas 2025, exercício conjunto entre Marinha, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

O NDCC “Almirante Saboia” realizou o deslocamento estratégico para transporte de 14 viaturas de grande porte, incluindo caminhões e ambulâncias, além de armamento, munições, paraquedas, entre outros itens operativos, que serão empregados pelo Exército Brasileiro.

Para essa missão, o navio navegou uma distância de cerca de 3,1 mil milhas náuticas, do Rio de Janeiro, até Manaus, equivalente a quase 6 mil quilômetros. Antes de seguir viagem pelo Rio Amazonas, entre os dias 8 e 11 de setembro, o navio “Almirante Saboia” esteve atracado em Belém (PA), em uma operação de apoio à preparação da “Atlas”.

Visitação Pública

Nos dias 27 e 28 de setembro, o NDCC “Almirante Saboia” será aberto para visitação pública no cais das Torres, do Roadway. A população de Manaus poderá conhecer o navio de forma gratuita, no período de 10h às 18h.

O Navio possui 137,5 metros de comprimento, capacidade de transportar até 840 toneladas de carga e de embarcar até 440 militares.

Com informações da Assessoria