Embarcações devem manter distância de 200 metros da praia da Ponta Negra

foto: divulgação/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça os alertas de segurança à população e à salvaguarda da vida, reafirmando os protocolos e medidas do uso correto da praia do complexo turístico Ponta Negra, com o distanciamento de embarcações, como barcos, lanchas e jet ski, que deve ser de 200 metros.

A Capitania dos Portos foi acionada, na manhã de domingo (17), em razão de uma embarcação do tipo recreio ter sido localizada atracada na praia, nas proximidades de um hotel às margens do rio. Situações de risco são verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. Não é permitido fazer atracação de embarcações na faixa de areia do balneário.

Denúncias

Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e 185 (Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais).

As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos como Ponta Negra, praia da Lua, praia do Tupé, praia Dourada e Prainha.

Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC).

Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, material de salvatagem (coletes, bóias, extintores de incêndio, entre outros), além do limite da lotação da embarcação. Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas.

Com informações da assessoria