Prefeitura de Manaus faz apelo para pais vacinarem crianças e adolescentes contra a dengue

Janeiro Semsa vacinação QDenga reforço
Foto: Divulgação/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz um apelo aos pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para que garantam a imunização de seus filhos contra as formas graves da dengue. O imunizante está disponível em 69 salas de vacina espalhadas pela cidade.


Dados e metas de imunização

Desde o início da oferta da vacina Qdenga, em fevereiro de 2024, cerca de 93.154 crianças e adolescentes dessa faixa etária foram imunizados, o que representa 57,25% da meta de 162.708 pessoas. A vacinação é essencial para proteger contra as formas graves da dengue, especialmente durante o período chuvoso, que favorece a transmissão de arboviroses.


Esquema vacinal e locais de vacinação

O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. A vacina está disponível em unidades de saúde que funcionam nos seguintes horários:

  • Horário regular: 8h às 17h;
  • Horário ampliado: 7h às 20h;
  • Sábados: 8h às 12h.

A Clínica da Família Carmen Nicolau, localizada na Rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul, zona Norte, oferece atendimento também aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Os endereços e horários de todas as unidades podem ser consultados no site oficial da Semsa.

Orientações especiais

Para crianças e adolescentes que já tiveram dengue:

  • Caso o diagnóstico tenha sido confirmado, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
  • Se a infecção ocorrer após a primeira dose, o intervalo recomendado é de 30 dias após o desaparecimento dos sintomas para receber a segunda dose.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui