O governador do Amazonas, Wilson Lima, pediu aos senadores que protejam a Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma tributária. “O modelo é fundamental para a economia do estado e para a preservação da floresta amazônica”, disse.
Em discurso no Senado, Wilson Lima destacou que a ZFM emprega mais de meio milhão de pessoas e responde por 70% da economia do Amazonas. Por isso, argumentou, é importante a sua manutenção até 2073, como garante a Constituição Federal.
O governador também reforçou o papel da ZFM para a proteção da floresta amazônica. Ele destacou que a atividade econômica a partir dos incentivos do modelo contribui para a preservação da cobertura florestal da Amazônia. “Se a Zona Franca de Manaus enfraquece, se a Zona Franca começa a perder a sua força, é começar a tacar fogo na floresta”, alertou Wilson Lima.
O governador disse estar preocupado com a questão do Fundo de Desenvolvimento Regional, previsto na reforma. Segundo ele, é necessário ter maior clareza sobre como isso será administrado e dividido entre os estados.
Wilson Lima encerrou seu discurso reafirmando o compromisso do Amazonas com a reforma tributária. Ele disse que o estado é favorável à simplificação do sistema tributário, mas que é preciso garantir que a ZFM seja preservada.