De vendedor de sucos para funcionário com carteira assinada da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB) é o roteiro de vitória do venezuelano Eliud Rafael Blanco Hernandez. A história de superação do venezuelano que se mudou de Caracas, na Venezuela, para Manaus, por conta da crise, foi contada na coluna do Mazini, da IstoÉ.
Na Venezuela, Eliud era advogado, com mestrado em Direto Penal e Criminologia, mas ao chegar em Manaus, pouco mais de um ano atrás, precisou vender suco de laranja em semáforos para poder sobreviver. Uma realidade vivida por milhares de imigrantes que chegam ao Amazonas.
Apesar das dificuldades, Eliud não desistiu da profissão e procurou a OAB-AM, onde conseguiu um estágio e posteriormente uma vaga com carteira assinada. Hernandez teve grade ajuda do presidente licenciado da seccional, Marco Aurélio de Lima Choy, que atua no momento como procurador do Município.
Após grande esforço, Eliud validou seu diploma no Brasil e passou, recentemente, no Exame de Ordem da OAB. Agora, vai continuar como funcionário da Seccional e poderá em breve advogar em solo brasileiro.
Portal Manaus Alerta