Segunda dose de vacinas serão adiantadas em Manaus

O público que já tomou a primeira e segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca em Manaus vão tomar a segunda dose adiantada, em aproximadamente 12 dias. Por exemplo, em um caso espefífico analisado pela reportagem, que tomou a primeira dose no dia 2 de julho, da Pfizer, a segunda dose que estava primeiramente agendada para o dia 2 de outubro, foi adiantada para o dia 20 de setembro. As informações constam no site Imuniza Manaus, onde basta insetir o CPF para conferir a data.

O adiantamento ameniza a polêmica criada em torno do intervalo entre as doses, considerado longo por alguns, após o Plano Nacional de Imunização, estipular um período de 12 semanas (84 dias) de intervalo. O fabricante da Pfizer estipulada um período de aproximadamente 21 dias (3 semanas) como indicado para tomar a segunda dose. No entanto, o Ministério da Saúde acabou adotando um o período maior adotado acima.

Como justificavitva, se tratando da Pfizer especificamente, Ministério da Saúde defende argumentou que se baseia em estudos realizados em Israel, Estados Unidos e Reino Unido, da qual apontam uma eficácia maior do imunizante quando a segunda dose sendo aplicada após um período maior de intervalo. O período de 12 semanas (84 dias) entre a 1ª e a 2ª dose, garante efetividade de mais de 80% do imunizante da Pfizer, segundo os estudos.

Portal Manaus Alerta