A Semana do Paciente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado iniciou nesta quarta-feira (28), com atividades voltadas para a Identificação do Paciente e Higienização das Mãos. Um dos destaques da programação, que segue até esta sexta-feira (30), é o ‘Big Fone’ que foi instalado na unidade e está deixando os profissionais em alerta.
O Big Fone, assim como num reality show, pode resultar em prêmios para os participantes, mas o principal foco é testar se os trabalhadores estão cientes de todas as medidas e protocolos, que devem ser adotados para a segurança do paciente.
A diretora do SPA, Patrícia Mêne, destaca que essa é a primeira vez que a Semana do Paciente é realizada na unidade; e que a dinâmica adotada é para que as atividades sejam mais inclusivas e menos cansativas para os servidores e para os pacientes.
“O nosso Núcleo de Vigilância vai até a assistência, vai à recepção abordar os servidores e pacientes durante o atendimento de uma maneira educativa, para não ficar aquela coisa cansativa dentro do auditório, preso assistindo slide. Claro, a gente vai fazer apresentação no auditório da temática, porém, vai colocar em prática essas duas metas: a importância da identificação correta do paciente, a higienização das mãos e uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)”, destacou.
Durante a tarde desta quarta-feira, os pacientes do SPA do Coroado puderam participar de um momento de orientação sobre a higienização correta das mãos. Os mais participativos ainda ganharam brindes, EPI’s e kits de higiene, doados pela gestão para quem realizasse corretamente as atividades.
A auxiliar de serviços gerais Shirley Rodrigues, que aguardava por atendimento na recepção, comentou que achou a dinâmica muito importante.
“Para mim é algo muito bom pela forma dessa equipe ensinar os pacientes, porque muitos não sabem realmente como fazer a higienização. A gente sabe que está no risco de, a qualquer momento, por um gesto de pegar em algo e pegar no nosso rosto, acabar sendo contaminado com essa doença”, disse.
Benefício
A psicóloga do SPA do Coroado, Danielle Macedo, citou que essas iniciativas de interação trazem diversos benefícios para os trabalhadores e pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais seguro.
“O maior benefício é a qualidade do trabalho, tanto para o servidor, que a partir do momento que o paciente está seguro o servidor também se sente seguro para trabalhar e desenvolver suas atividades normalmente, desenvolver uma rotina mais fluida, mais organizada. A partir do momento que as coisas ficam identificadas e padronizadas isso gera uma segurança, diminui o nível de ansiedade e de estresse. Tudo isso impacta positivamente para o servidor e para o paciente”, comentou.
Com informações da assessoria