A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) está divulgando diariamente os casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) no Amazonas, por meio do Boletim de Vigilância Epidemiológica. na atualização de segunda-feira (11), subiu para 15 o número de casos registrados no estado.
Entre os sintomas da SIM-P, estão: febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa; conjuntivite; manchas no corpo; diarréia; dor abdominal; náuseas; vômitos; e comprometimento respiratório, cardíaco e gastrointestinal, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.
O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, salienta a importância do olhar diferenciado do profissional de saúde para o diagnóstico da SIM-P em criança ou adolescente. “Diante do cenário de aumento de casos de Covid-19, é essencial a atenção dos profissionais para os pacientes que atendam os critérios clínicos e, assim, garantir o diagnóstico adequado e a investigação necessária”, avaliou.
Dos casos confirmados de Sim-P no Amazonas, dez pacientes apresentaram alta médica, três permanecem internados, sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional, e dois evoluíram para óbito.
Monitoramento
Os casos são monitorados por uma equipe composta pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM), do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/FVS-AM), por meio da Coordenação Estadual de Vigilância Hospitalar (NVEH- FVS-AM); e por equipe formada por médicos infectologistas e pediátricos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).
Com informações do Governo do Amazonas