Início Brasil Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar após atualização tecnológica

Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar após atualização tecnológica


O simulador de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reativado nesta quarta-feira (4) após um período de suspensão para manutenção e atualização tecnológica. A ferramenta, oferecida pelo Ministério da Previdência Social, INSS e Dataprev, está disponível para o público geral.


O sistema passou por uma migração para uma infraestrutura mais moderna, o que, segundo o Ministério da Previdência Social, visa garantir maior estabilidade e segurança aos usuários. O serviço gratuito permite que qualquer cidadão estime o tempo restante para se aposentar, considerando informações da base de dados do INSS, como idade e tempo de contribuição.


Para quem desejar alterar dados para uma nova simulação, como idade, sexo ou tempo de contribuição, é possível editar as informações clicando no ícone de lápis ao lado do dado e, em seguida, no botão ‘Recalcular’.

Como acessar o simulador

O simulador de aposentadoria pode ser acessado tanto pelo site oficial do INSS quanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones Android e iOS. Para utilizá-lo, é necessário fazer login com a conta Gov.br, utilizando o número do CPF e a senha cadastrada.

Ao acessar o sistema, o usuário deve procurar por “simular aposentadoria” no menu principal. O sistema realizará o cruzamento dos dados do extrato de contribuições e já estará atualizado com as novas regras de transição da reforma da Previdência, que entram em vigor em 2026.

Informações do resultado

O resultado da simulação apresentará as opções de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, a idade do segurado e um cálculo estimado da renda mensal inicial. É importante ressaltar que o INSS alerta que o resultado obtido é apenas uma estimativa e não garante o direito à aposentadoria.

Com informações da Agência Brasil

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com