
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforçou a assistência médica durante o Carnaval na Floresta 2026, com uma estrutura montada no Sambódromo de Manaus e a manutenção de 25 unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas na capital. Durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no sábado (14), o posto médico do Sambódromo realizou 26 atendimentos, predominantemente para casos de cefaleia, rinite alérgica, tontura, mal-estar, náuseas, palpitações, síndrome gripal, hipertensão, cortes superficiais e irritações oculares causadas por fogos.
A estrutura da SES-AM está ativa desde quinta-feira (12) e continuará oferecendo atendimento imediato ao público em eventos como o Bloco das Piranhas (domingo, 15), a Banda do Galo (terça-feira, 17) e o Carnaboi (dias 20 e 21/02). Uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atua no posto em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Ações integradas e balanço de atendimentos
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o objetivo de assegurar que o público aproveite o evento com saúde e segurança, com a rede de saúde organizada e pronta para prestar assistência. A SES-AM atua de forma integrada com outros órgãos estaduais, organizando o fluxo assistencial e o encaminhamento de casos mais graves para unidades de referência.
Entre quinta e sábado, as 25 unidades de urgência e emergência da capital registraram um total de 35.898 atendimentos. Os dados completos estão disponíveis no portal Saúde em Tempo Real.
Acidentes de trânsito e apelo à população
No mesmo período, foram registrados 266 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na rede de urgência e emergência. Desse total, 166 envolveram motocicletas, 11 carros, 8 foram atropelamentos e 84 outras ocorrências. A SES-AM reforça o apelo à população por uma postura responsável no trânsito, orientando a evitar a combinação de álcool e direção, respeitar os limites de velocidade e usar equipamentos de segurança.
Prevenção e promoção à saúde
Além da assistência, a SES-AM promoveu ações educativas e preventivas. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participaram da abertura do desfile, levando mensagens de conscientização. A FVS-RCP focou em prevenção de ISTs, redução de acidentes e violência, enquanto o Hemoam reforçou a importância da doação voluntária de sangue.
Com informações da Agência Amazonas de Notícias





