Início Justiça Senadores pedem acesso a inquérito do Master e defendem convocação do dono...

Senadores pedem acesso a inquérito do Master e defendem convocação do dono do banco


Parlamentares da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado se reuniram com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, nesta quarta-feira (11) para defender o acesso à investigação sobre as fraudes ocorridas no Banco Master, que foi liquidado pelo Banco Central em 2023.


O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), destacou que a comissão possui competência legal para fiscalizar o sistema financeiro e contribuir para a responsabilização dos envolvidos.


Convocação de banqueiro é defendida

Em entrevista após o encontro, Calheiros defendeu a convocação do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, para prestar depoimento na CAE. “Para que os trabalhos da comissão sejam produtivos, eu acho que a gente deveria começar a fase de depoimento ouvindo Vorcaro”, afirmou o senador.

O senador informou ainda que pretende conversar com outros ministros do STF e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reforçar o pedido de acesso à investigação, que está sob a relatoria do ministro Dias Toffoli no Supremo.

Operação Compliance Zero investiga concessão de créditos falsos

Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal. A investigação apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, além de uma tentativa de aquisição da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB), banco público do Distrito Federal.

As estimativas iniciais indicam que as fraudes podem ter atingido um valor de até R$ 17 bilhões.

Com informações da Agência Brasil