
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome (Seas) promoveu, nesta quinta-feira (05/02), uma capacitação sobre a “Antropologia do Povo Yanomami na Assistência Social”. A atividade, realizada na sede da Seas, contou com a participação de 11 técnicos e servidores da secretaria e foi ministrada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Qualificação técnica para atendimento humanizado
Organizada pelo Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), por meio da Gestão do Trabalho, a capacitação teve como objetivo a troca de informações e a qualificação técnica dos servidores na antropologia do povo Yanomami. A antropóloga e assessora de território do MDS, Maysa Fernandes, ministrou a discussão, com participação online da representante do MDS, Istella Gusmão, fortalecendo o diálogo e a articulação institucional.
A secretária da Seas, Kely Patrícia, ressaltou a importância do tema para que as políticas públicas alcancem os povos indígenas de forma mais eficiente e humanizada. “O Governo do Estado está empenhado em capacitar e promover melhorias no atendimento aos povos indígenas, que necessitam desse olhar humanizado da Assistência Social”, afirmou.
Subsídios para o trabalho na ponta
Maysa Fernandes destacou que a capacitação é essencial para fornecer subsídios tanto para o Estado quanto para os trabalhadores dos municípios que atuam diretamente com a população Yanomami. “Estamos conversando um pouco sobre as especificidades dos povos Yanomami, principalmente aqui no estado do Amazonas. Isso é fundamental porque ele é a base de apoio para os municípios, então acessar essas informações, ter um espaço mais qualificado para poder levar uma informação mais assertiva para o município dá mais segurança também para a execução de um trabalho que seja mais humano e atenda de forma mais específica”, explicou a técnica do MDS.
Alinhamento de ações e garantia de direitos
O Governo do Amazonas, por meio da Seas, acompanha as agendas do MDS no estado relacionadas às tratativas do Plano de Ação Estadual para a ampliação e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) junto ao povo da Terra Indígena Yanomami. A última reunião sobre o tema ocorreu em Barcelos, em janeiro de 2026. O foco principal é o alinhamento de ações, o fortalecimento da rede socioassistencial e a garantia de direitos, sempre respeitando as especificidades socioculturais do povo indígena Yanomami.
Com informações da assessoria





