Com o objetivo de orientar os cidadãos sobre as diferentes opções de atendimento médico disponíveis para os pacientes. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio de informações administrativas, orienta quando o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Pronto-Socorro.
Quando ir à UBS?
A UBS é uma unidade de atenção primária à saúde, que oferece serviços básicos de saúde à comunidade, como consultas médicas, vacinação e acompanhamento de doenças crônicas.
O paciente deve se dirigir à uma UBS quando possuir problemas de saúde não emergências como; resfriados leves, dores de cabeça leves, pequenas lesões, dor na garganta, dor abdominal, tonturas, conjuntivite, entre outros sintomas leves.
Quando ir ao SPA?
O SPA é uma unidade de serviço de pronto atendimento que oferece atendimento médico de urgência e emergência. O paciente deve se dirigir à essa unidade quando estiver precisando de atenção médica imediata, mas que não são graves como febre alta persistente, corte ou lesões moderadas.
É indicado dirigir-se a um SPA quando o indivíduo se encontra com sintomas de doenças respiratórias agudas, como; bronquite, asma ou pneumonia leve, hemorragias, envenenamento, crises convulsivas, crise de alergia, torções leves ou lesões musculares.
Quando ir a um Pronto Socorro?
O Pronto Socorro é uma unidade de saúde que oferece atendimento médico de emergência, que é focado em casos mais graves e que necessitam de cuidados imediatos como cirurgias de emergência, entre outros.
É indicado procurar um Pronto Socorro quando o paciente estar em situações de risco de vida, como ataques cardíacos, fraturas expostas, traumatismo craniano, ferimentos com arma de fogo, ferimentos com arma branca, acidentes graves de trânsito, queimaduras graves e Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre outros casos graves de saúde.
Vale ressaltar que muitas pessoas não sabem a diferença dessas unidades e que essas informações são fornecidas pelo Ministério de Saúde, que atuam na área de serviço de saúde à população. A SES-AM busca esclarecer a diferença entre as 3 unidades.