A Rússia anunciou nesta sexta-feira (4) que decidiu bloquear o acesso à rede social Facebook em todo país. O anúncio foi feito por meio de nota divulgada pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Comunicação de Massa.
Os russos argumentam que “Desde outubro de 2020, 26 casos de discriminação contra a mídia russa e recursos de informação pelo Facebook foram registrados. Nos últimos dias, a rede social restringiu o acesso a contas: o canal de TV Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti, Sputnik, Russia Today, os recursos de informação Lenta.ru e Gazeta.ru”.
“As restrições acima são proibidas pela Lei Federal nº 272-FZ ‘Sobre medidas para influenciar pessoas envolvidas em violações de direitos humanos e liberdades fundamentais, direitos e liberdades dos cidadãos da Federação Russa’, adotada, entre outras coisas, para evitar violações dos princípios-chave do livre fluxo de informações e do acesso irrestrito dos usuários russos à mídia russa em plataformas estrangeiras da Internet”, completa a nota.
Portal Manaus Alerta