
A Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira (distante a 858 quilômetros de Manaus) concedeu, na noite desta quinta-feira (11/12), o título de Cidadão Gabrielense ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB). A outorga é a maior honraria daquele Parlamento e se deu em reconhecimento aos serviços prestados pelo deputado-presidente ao município mais indígena do Brasil.
No plenário da Casa Gabrielense, Roberto Cidade agradeceu aos parlamentares da Câmara de São Gabriel pela homenagem e disse que a honraria o motiva ainda mais trabalhar pelo interior do Amazonas.
“Uma honra receber o título desse município tão grande. Gratidão a todos os vereadores. A partir de hoje, a missão é mais árdua: a de trabalhar ainda mais por esse município. Sempre penso nos municípios mais longínquos do Estado. Essa honraria aumenta a minha responsabilidade em presidir a maior Casa Legislativa do Estado do Amazonas, a vontade de trabalhar pelo Amazonas, me motiva em seguir em frente, a fortalecer o poder legislativo de todo o estado”, declarou o deputado-presidente.
A propositura da honraria é de autoria do vereador Dieck Diógenes (Rede) e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa Gabrielense. O parlamentar ressaltou que o título foi em agradecimento por todos os serviços prestados por Roberto Cidade à Câmara Municipal e ao município.
“O Roberto Cidade foi uma importante pessoa para a atualização do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Municípios, que pela primeira vez na história rege sobre pautas indígenas”, destacou o parlamentar gabrielense.
Por autorização de Roberto Cidade, o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) da Assembleia Legislativa, possibilitou a atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica do Município, e parcerias técnicas, por meio do Fórum Estadual das Casas Legislativas (Feclam).
Título
De acordo com o Decreto Legislativo nº 033, assinado pelo presidente da Câmara, Messias Ambrósio de Souza, no dia 11 de setembro de 2025, o título leva em consideração a atuação de Roberto Cidade na revisão da Lei Orgânica do município e na atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal, além da destinação de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento do setor primário local.
O texto do decreto também destaca o papel exercido pelo deputado à frente da presidência da Aleam em votações consideradas essenciais, especialmente durante o período da pandemia de Covid-19, bem como na aprovação de medidas econômicas, como auxílios emergenciais e permanentes direcionados às famílias amazonenses.
Outro ponto ressaltado na homenagem é a destinação de R$ 160 milhões em recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas, que possibilitou aos municípios a execução de ações voltadas ao enfrentamento da pandemia, garantindo suporte financeiro e estrutural às administrações locais.
Setor primário
Pela parte da tarde, na terra conhecida como “Cabeça do Cachorro”, Roberto Cidade acompanhou o secretário-executivo da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Ricelli Pontes, durante entrega de implementos agrícolas para produtores rurais do município. O investimento de aproximadamente R$ 400 mil irá beneficiar 500 trabalhadores, que atuam na produção de farinha.
Foram entregues Motocultivadores (tratoritos), mangueira de irrigação, forno de farinha, motor estacionário, micro-caminhão, caixas de isopor.
Foto – Herick Pereira





