
O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na sexta-feira (19), o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, localizado na rua Barreirinha, no bairro São José 3, zona Leste. O espaço é o primeiro na região e será administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
A construção do novo espaço público custou R$ 3 milhões e foi fruto das emendas parlamentares dos deputados federais Conceição Sampaio e José Ricardo.
O novo Centro de Convivência vai ofertar atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer para toda a população, em especial famílias e indivíduos em estado de vulnerabilidade e risco social, bem como atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço socioassistencial também desenvolvido e ofertado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
No local, a população terá acesso a ações e serviços que promovam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades como aulas de dança, teatro, música, informática, culinária e diferentes cursos administrativos.
Estrutura física e humana
Para atender os mais de 550 mil habitantes da zona Leste de Manaus, o Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes contará com duas salas de coordenação, duas salas de atendimento técnico, duas salas para escuta qualificada, um laboratório de informática, uma sala multiuso, uma cozinha com refeitório, uma sala de atividade cultural, um depósito/arquivo, uma pista para caminhada e um espaço contemplativo, além de uma equipe composta por um coordenador(a), um assessor(a) técnico(a), dois assistentes sociais, dois psicólogos, dois pedagogos, dois auxiliares administrativos, quatro profissionais destinados à execução de serviços gerais na unidade, quatro estagiários (orientadores sociais) e quatro postos da Guarda Municipal que ficarão à disposição do equipamento 24 horas por dia.





