A Finlândia segue no topo do ranking de “país mais feliz do mundo”, segundo o “World Happines Report”, estudo financiado pela ONU e que completa 10 anos em 2022. Com informações da Istoé Dinheiro.
A análise da sensação de felicidade entre a população de 146 países leva em consideração também dados como o PIB, nível de corrupção e de liberdade individual entre outros pontos. Os finlandeses obtiveram a nota de 7,820 numa escala até 10, ficando pelo quinto ano seguido na primeira colocação.
Fechando as cinco primeiras colocações aparecem outros países europeus: Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda.
O Brasil aparece na 38ª posição com a nota 6.293, sendo o quarto país latino-americano a figurar na tabela. Está atrás da Costa Rica (23º), Uruguai (30º) e do Panamá (37º). O pior país da região no ranking é a Venezuela (108º).
Sérvia, Bulgária e Romênia foram as nações que mais evoluíram no ranking, enquanto Líbano, Venezuela e Afeganistão (146º e último lugar) foram os que mais regrediram, segundo o estudo.
O World Happines Report de 2022 também destaca que, apesar dos tempos sombrios em virtude da pandemia, houve uma melhora no ambiente social. Para o Relatório, a pandemia trouxe não apenas dor e sofrimento, mas também um aumento no apoio social e boa vontade entre as pessoas.