Maior peixe do mundo, tubarão-baleia de 12 toneladas é encontrado morto no ES

Foto: Divulgação/ Projeto Baleia Jubarte e Instituto Orca

Um tubarão-baleia de 12 toneladas foi encontrado morto por moradores na Baía de Vitória nesta segunda-feira (27). De acordo com o projeto Baleia Jubarte, técnicos do Instituto Orca constataram que o animal era espécie Rhincodon typus, considerada o maior peixe do mundo e com ocorrências de encalhes raras.

Segundo o projeto, foi constatado ainda que o animal era uma fêmea adulta com 11,6 metros de comprimento. A carcaça do peixe, que estava em avançado estado de decomposição, foi rebocada nesta terça-feira (28) até um estaleiro localizado na Prainha, em Vila Velha.

No local, foi realizada a necropsia do tubarão-baleia para ajudar os pesquisadores a entenderem hábitos e impactos que a espécie possa sofrer, além de contribuir para o conhecimento científico e para a conservação da espécie.

De acordo com o projeto, a necrópsia apontou que o o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente.

Ainda de acordo com o exame, não foi encontrado nenhum material estranho, como plásticos e borrachas, comuns nos lixos oceânicos, e nem marcas que sugerissem que tenha ficado preso em equipamentos de pesca ou que tenha sido atropelado por embarcação.

O projeto informou ainda que foram coletadas amostras de tecidos do tubarão-baleia, que serão examinadas posteriormente para identificar possíveis doenças ou contaminação.

Segundo o Baleia Jubarte, ao final da necropsia o animal será enterrado em local apropriado providenciado pela Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.

As informações são do G1.