
Como parte do reforço do policiamento para o 57º Festival de Parintins 2024, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Academia de Polícia Militar Cel Neper da Silveira Alencar (APM), enviará mais de 80 alunos oficiais a Parintins, para atuar no policiamento interno dos eventos realizados no município.
Mais de 650 policiais militares farão parte do efetivo total que vão atuar antes e durante o evento. Desse número, 500 PMs serão enviados da capital à ilha Tupinambarana, incluindo policiais que possuem fluência em línguas estrangeiras, entre as quais inglês e espanhol. Do reforço empregado para o festival, estarão 85 alunos oficiais e cinco oficiais da APM. Os cadetes da corporação serão empregados como parte do estágio supervisionado do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O comandante da APM, tenente-coronel PM Franklin Terto, explica que o efetivo da unidade de ensino da instituição atuará no Policiamento Ostensivo Geral (OPG) de serviço interno na Festa dos Visitantes, bem como nas três noites do festival, que acontecem nos dias 28, 29 e 30 de junho, realizando a segurança na área interna do Bumbódromo.
“Eles também podem ser empregados pelo comandante da operação para montar patrulha de policiamento e direcioná-los para os principais pontos após o evento, pegando a dispersão do público e fazendo a segurança da concentração de visitantes da ilha, na Catedral, na área central da cidade, onde, após as apresentações, reúne bastante pessoas em festa”, explicou o comandante da APM.