Uma multidão de apoiadores do governo Bolsonaro chegaram na noite desta segunda-feira (6) à Brasília dando início aos atos do feriado da Independência da República de 7 de Setembro, que ocorrem nesta terça-feira. Apesar de haver grupos de outras regiões do país acampando na capital federal há alguns dias no aguardo da data, a cidade foi tomada esta noite por uma frota de caminhões e carros.
O grupo pressionou policiais militares que faziam uma corrente de isolamento e entraram na Esplanada dos Ministérios. Nos vídeos é possível ver a população, em grande parte vestida com camisas do Brasil, e com cartazes. O presidente Jair Bolsonaro, mais cedo, em discurso pediu que os atos fossem feito de forma ordeira e com “paz e amor”.
No entanto em alguns registros é possível ouvir manifestantes gritando para invadir o Supremo Tribunal Federal (STF), um dos principais alvos de críticas dos apoiadores do Governo Bolsonaro. Em manifesto, a organização “Direitos Já! Fórum Pela Democracia” repudiou o que chamou de “ameaças a democracia” do presidente da República e seu apoiadores.
Bolsonaro prometeu que deve fazer um discurso em Brasília, marcado inicialmente para as 10h da manhã desta terça-feira (7). O presidente também prometeu comparecer à manifestação que irá correr na avenida Paulista, em São Paulo, capital, onde deve fazer outro discurso às 16h.
https://twitter.com/allanldsantos/status/1435047052757581829?s=20
Brasília, 06/set/2021 pic.twitter.com/ZkzPITA0xZ
— Ricardo Salles (@rsallesmma) September 7, 2021
O povo entrou na Esplanada em Brasília. pic.twitter.com/ZvrCfuiFRC
— Patriotas (@PATRlOTAS) September 7, 2021
Brasília está um caldeirão.
Começou a luta pela liberdade. pic.twitter.com/8ShwJsah9O— Coronel Tadeu (@CoronelTadeu) September 7, 2021
Portal Manaus Alerta