‘Meeting Basa’: estão abertas as inscrições para a competição de paratletismo em Manaus

foto: Mauro Neto

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ‘Meeting Basa’ – Impulsionando o Paratletismo da Amazônia, competição de paratletismo promovida pela Associação Paradesportiva do Norte – (APAN) com patrocínio do Banco da Amazônia.


A programação será dividida em dois dias, no sábado, 27 de Maio, com o painel “Como transformar a deficiência em eficiência esportiva?” às 10h na sala do social do Ministério Internacional da Restauração – MIR, bairro Santo Agostinho, zona oeste, e oficina prática às 16h na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. Já no domingo, dia 28, ocorrerá uma competição na pista de atletismo da Vila Olímpica a partir das 14h.


A oficina é aberta para o público em geral, tendo como alvo professores de educação física, acadêmicos, pais, atletas, paratletas e demais interessados no tema. Por outro lado, a competição é exclusiva para pessoas com deficiência (PCD’s). Ao todo, são 300 vagas disponíveis para as modalidades: Arremesso de peso, Lançamento de dardo, Lançamento de disco, Salto em distância, Corrida, Corrida de Meio Fundo e Corrida de Fundo. As provas serão disputadas nas categorias: Sub 14, Sub 17, Sub 20 e Adulto.

Os participantes serão reunidos em tipos de deficiências – Física motora, Física – comprometimento de membros superiores, Física – comprometimento de membros inferiores, Física – usuário de cadeira de rodas, Intelectual, Visual e Autismo sem deficiência intelectual.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através de um formulário disponível no site www.apannorte.org.br. Para efetivar a inscrição na competição, é necessário que o inscrito leve, no mínimo, 2 garrafas pets de 2L no dia da oficina prática no sábado, dia 27 de Maio, às 16 na Vila Olímpica de Manaus. Sendo assim, como forma de incentivar práticas sustentáveis, o Meeting Basa apresenta uma novidade, o participante que levar o maior número de garrafas pets ganhará um prêmio. Serão premiados o primeiro, segundo e o terceiro lugar de cada categoria da disputa com medalha e certificado de participação.

A presidente da APAN, Thaís Castro, afirma que a intenção do evento não é apenas oportunizar um momento de lazer e aprendizado aos participantes, mas de promover e ampliar o acesso à práticas esportivas por PCD’s.

“A gente tem esse objetivo mais amplo de agregar aquelas pessoas que de maneira até meio informal, de brincadeira mesmo praticam alguma atividade física… Por exemplo, as crianças mais novas que têm alguma deficiência já correm naturalmente porque faz parte das brincadeiras de criança. Então, idealizamos o ‘Meeting Basa’ para capacitar pessoas, professores de educação física, pais e demais interessados em praticar o paratletismo”, disse.

Com informações da assessoria