De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou uma redução média de 8,2% em crimes de roubo em via pública, em Manaus. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp).
Na zona norte de Manaus, a redução das ocorrências chegou a 13%. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 3.942 roubos na zona norte da capital. No ano passado, o número deste tipo de registros chegou a 4.518 registros.
De acordo com o comandante do Batalhão Norte, tenente-coronel Heber Ribeiro, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) analisa os indicadores criminais e determina as ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências.
As unidades do Batalhão Norte realizam o policiamento ostensivo nos bairros: Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova, Lago Azul, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Novo Aleixo, Novo Israel e Santa Etelvina.
Segundo o comandante da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão Roberto Nascimento, que é responsável pela área do Terminal 3, no bairro Cidade Nova, zona norte, as operações acontecem todos os dias, de forma integrada, para reduzir a criminalidade.