Início Amazonas Jovens do Amazonas podem participar do Programa Jovem Senador 2026 em Brasília

Jovens do Amazonas podem participar do Programa Jovem Senador 2026 em Brasília


Estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Amazonas têm a oportunidade de concorrer a uma vaga para participar da Semana de Vivência Legislativa no Senado Federal, em Brasília, através do Programa Jovem Senador 2026. O programa, promovido pelo Senado Federal, visa incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre os jovens, além de apresentar o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.


Para se candidatar, os estudantes devem elaborar uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. O texto deve ser produzido em ambiente escolar, com a orientação de um professor. As redações precisam ser escritas ou transcritas na folha oficial disponível no site senado.leg.br/jovemsenador, onde também se encontram todas as informações sobre o regulamento do programa.


Quem pode participar?

Podem se inscrever estudantes matriculados em escolas públicas da rede estadual que tenham, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. É fundamental que o aluno tenha disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá de 17 a 21 de agosto de 2026, em Brasília. Serão selecionados 27 alunos, um de cada unidade da federação.

Etapas de seleção

Os interessados devem entregar suas redações para a coordenação da escola até o dia 17 de abril. As redações passarão por três fases de seleção: interna, na unidade de ensino; estadual, na Secretaria de Educação; e federal, no Senado. Os processos de seleção ocorrerão entre maio e junho de 2026, com o resultado final previsto para 26 de junho de 2026. A melhor redação garantirá a participação do estudante e de seu professor orientador na Semana de Vivência Legislativa.

Samantha Nobre, coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Educação, ressaltou a importância da iniciativa. “O objetivo é incentivar a educação midiática, combater a desinformação e a propagação do discurso de ódio, principalmente porque estamos em ano de eleições, marcado pela presença e participação dos jovens”, explicou.

Com informações da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com