Início ALEAM Joana Darc propõe criação da Delegacia da Pessoa Com Deficiência, no Amazonas

Joana Darc propõe criação da Delegacia da Pessoa Com Deficiência, no Amazonas


Uma das ações essenciais para o combate aos maus-tratos à Pessoa Com Deficiência é criar procedimentos de proteção a este público. Diante desse fato, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para encaminhamento ao Governador Wilson Lima, com indicativo de que seja criada a Delegacia Especializada no atendimento da Pessoa com Deficiência, inclusive no interior do Estado.


No texto, a parlamentar enfatiza os constantes abusos de diversas naturezas sofridos pela Pessoa Com Deficiência, na qual por muitas vezes são enganadas, espancadas e extorquidas. E explica a importância da criação da delegacia para instruir a respeito das suas obrigações enquanto cidadãos e levá-las a conhecer os seus direitos, na maioria das vezes desrespeitados. “Infelizmente existem vários casos de crimes contra pessoas com deficiência. São seres humanos indefesos e vulneráveis. É preciso protegê-los, e a delegacia viria para prevenir e investigar crimes contra a pessoa com deficiência, além de receber, concentrar e difundir dados sobre violência contra este público e criar procedimentos de orientação para o atendimento de pessoas com deficiência em outras delegacias do Estado”, defende Joana Darc.


Além da equipe policial, o requerimento sugere que a delegacia conte com os serviços de um Centro de Apoio Técnico, com equipe multidisciplinar formada por profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), sociólogo e técnico em tecnologia assistiva.

A deputada ressalta ainda a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe de um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

No entanto, mais do que o conceito de deficiência, a LBI trata de diversas ferramentas para garantir que todos os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados, e para que possam se defender da exclusão, da discriminação, do preconceito e da ausência de acesso real a todos os setores da sociedade.

As informações são da assessoria

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com