
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou um evento para celebrar os resultados expressivos alcançados pelas Forças de Segurança do estado em 2025, ano considerado o de maior êxito na série histórica de indicadores criminais. Comandantes, delegados e representantes da polícia científica e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) foram homenageados com o Selo Outro durante o 43° Ciclo de Gestão para o Desempenho (CGD).
Resultados expressivos em Manaus e no interior
O tenente-coronel Rouget Brito, coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), destacou que a gestão voltada para resultados do CGD cria uma sinergia que foca os esforços na redução dos índices criminais em todas as zonas de Manaus e no interior.
A zona norte de Manaus obteve o primeiro lugar no ranking de desempenho, com uma notável redução de 53% nos homicídios. O comandante do Batalhão Norte, tenente-coronel Heber Ribeiro, atribuiu o sucesso ao “muito comprometimento, liderança e garra”.
No interior, o município de Itacoatiara foi reconhecido com o selo ouro pela redução de índices criminais. O major Marcos Pires, comandante do 2º Batalhão da PMAM, ressaltou a dedicação dos policiais militares e as diversas operações realizadas para reforçar o policiamento.
Destaques na Polícia Civil, DPTC e Corpo de Bombeiros
A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) da zona centro-sul de Manaus foi a unidade com melhor desempenho de produtividade na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A delegada titular, Patrícia Leão, reafirmou o compromisso de continuar o trabalho para combater a violência contra a mulher.
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), através do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), alcançou 99% de produtividade em 2025. O diretor da unidade, Mahatma Porto, elogiou o empenho dos peritos e garantiu condições de trabalho adequadas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) apresentou um aumento de 48% nos Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), totalizando 1.946 ocorrências, e um crescimento de 74% nas ações de combate a incêndios.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) também foi homenageado pela sua atuação integrada com as Forças de Segurança.
Com informações da assessoria





