Flurona: quais sintomas quando os vírus da gripe e da Covid atacam juntos

A ocorrência de casos de dupla infecção pelos vírus influenza e coronavírus deu origem ao termo “flurona” – a palavra junta “flu”, que significa gripe em inglês, com “ona”, de coronavírus. A possibilidade de um mesmo paciente enfrentar a Covid-19 e a gripe ao mesmo tempo preocupa a comunidade médica pois os dois vírus estão circulando amplamente no país neste momento.

Os pacientes infectados por “flurona”, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta. Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.

“Até aqui não temos notícias de que os pacientes tenham evoluído para quadros mais graves. As pessoas vacinadas para Covid-19 tendem a desenvolver sintomas leves, ou até mesmo, serem assintomáticas. No caso da gripe, a doença costuma ser uma ameaça apenas para pacientes mais vulneráveis”, garante a infectologista Ana Helena Germoglio.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta