Entenda a ‘Fase Roxa’ que o Amazonas se encontra, a mais grave da Covid-19

Na segunda-feira (4), Rosemary Pinto, Diretora-Presidente da FVS-AM, fez o balanço sobre o aumento de casos em Manaus durante uma transmissão ao vivo, e pediu que os amazonenses continuem usando máscaras, lavando as mãos e não se aglomerar.

“A nossa análise de risco está apontando que nós estamos num nível muito alto, de muito alto risco, portanto, nós saímos da fase vermelha e estamos na fase roxa”, disse.

Ainda segundo Rosemary, Manaus teve um crescimento entre novembro e dezembro de 120% do número de casos. “Nós passamos de 1.573 casos pra 3.452 casos (…) hoje nós temos uma média móvel de 700 casos novos todos os dias”, relatou.

Além da Covid-19, Manaus também inicia a fase do aumento de Síndromes Respiratórias Gripais, Rinovírus e H1N1 devido ao período chuvoso que vai do fim ao início do ano.

”Nesse momento, não devemos nos aglomerar! É fundamental o uso de máscaras para prevenir não só os casos de covid-19, como a transmissão dos outros vírus respiratórios. É fundamental que continuemos lavando as mãos com água e sabão com frequência. E, em todos os momentos, usar a máscara! Além de usar, higienizar adequadamente (…) A máscara deve ser trocada com uma frequência de 3 horas”. finaliza da Diretora.

Por Equipe do Manaus Alerta

Veja também:

Wilson Lima anuncia crédito emergencial para diminuir impacto econômico; confira quem recebe

Casos de síndromes respiratórias entre crianças no Amazonas aumenta; menores de um ano são as mais afetadas

Wilson Lima anuncia decreto e suspende, mais uma vez, serviços não essenciais; confira o que fecha

‘Trancar todos os participantes de festas clandestinas na Arena’, sugere juíza do Amazonas