
A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com o apoio da Polícia Civil do Pará (PCPA), cumpriu, na quinta-feira (30), mandado de prisão preventiva de um homem de 50 anos, foragido da Justiça pelo crime de estupro de vulnerável de uma criança de 12 anos. A prisão foi efetuada no município de Capanema, no estado do Pará.
De acordo com a delegada Mayara Magna, o crime ocorreu no dia 1º de agosto de 2024, no bairro Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus.
“Ele se aproveitou da ausência de vigilância dos responsáveis, que pediram para a criança buscar uma panela de feijão na residência do vizinho. Lá, ele a trancou em um pátio e a estuprou. Após o crime, ameaçou a vítima, que omitiu o caso durante seis dias, apresentando mudanças de comportamento e até problemas de saúde, até que o pai e a madrasta descobrissem”, relatou a delegada.
Conforme a autoridade policial, a vítima precisou ser internada devido à gravidade da situação e, antes mesmo de ser expedido o mandado de prisão, o homem fugiu para o estado do Pará em busca de abrigo na casa de familiares. Assim que a equipe da unidade especializada obteve informações sobre seu paradeiro para cumprir o mandado, ele fugiu novamente, desta vez para Santa Catarina, onde permaneceu cerca de seis meses.
“Nós acionamos a polícia daquele estado, onde foram realizadas algumas diligências, mas o suspeito retornou para o Pará, onde conseguimos efetuar a sua prisão na casa de outros parentes”, declarou Mayara Magna.
O homem estava foragido da Justiça há aproximadamente um ano e cinco meses e teve a prisão cumprida. Ele foi recambiado ao estado do Amazonas.
Ele responderá judicialmente pelo crime de estupro de vulnerável e permanecerá à disposição da Justiça.
Com informações da Polícia Civil do Amazonas





