Covid-19: Festas de aniversário em casa aumentaram contágio

Desde o início da pandemia de Covid-19, uma das principais medidas decretadas para evitar a disseminação do vírus foi o fim das aglomerações. Nada de festival, Carnaval, festas enormes ou confraternizações de fim de ano: a ideia era aumentar o espaço entre as pessoas e evitar que o coronavírus circulasse. Porém, as reuniões continuaram acontecendo, ainda que de forma bem mais tímida, dentro de casa.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, da RAND Corporation e Castlight Health usaram a criatividade para medir o impacto desses pequenos encontros na transmissão do vírus. Eles cruzaram os dados de pessoas que usaram o plano de saúde com as datas de aniversário dos indivíduos da mesma família, e descobriram que um aniversário próximo aumenta o risco de Covid em quase um terço em locais onde a contaminação está descontrolada.

O estudo foi publicado na revista científica Jama Internal Medicine em 21/6. A teoria dos cientistas é que o aumento no risco tem a ver com festas de aniversário. A maior parte dos casos de Covid estudados aconteceu nas semanas seguintes ao aniversário de uma criança. Enquanto adultos conseguem adaptar a comemoração, a festa infantil é quase obrigatória, e gera decepção no aniversariante quando não acontece.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta