Manaus amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos, em caráter temporário

foto: Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ampliar, a partir desta sexta-feira (19), em caráter temporário, a faixa etária elegível para receber a vacina contra a dengue, passando a abranger pessoas de 4 a 59 anos, com a aplicação de doses com data de validade até o próximo dia 30 de abril. A medida atende orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica, visando evitar a perda física de estoques de imunizantes nas unidades de saúde.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o município atualmente conta com 3.700 doses de vacina atenuada contra dengue, com validade até o final deste mês, que poderão ser aplicadas em crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos de até 59 anos, 11 meses e 29 dias, segundo a disponibilidade nas salas de vacina da rede municipal.

Shádia enfatiza que, para demais doses com validade até os próximos meses, fica mantida a recomendação de aplicação em pessoas de 10 a 14 anos, prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI), com população estimada de 162.708 crianças e adolescentes em Manaus. Ela lembra a baixa procura pelo imunizante e reforça o apelo aos pais e responsáveis para que busquem vacinar meninas e meninos na faixa etária alvo da estratégia.

Os usuários elegíveis podem buscar a vacina em mais de 70 pontos de imunização gerenciados pela Semsa Manaus, dos quais oito funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista completa de estabelecimentos, com endereços e horários, pode ser consultada no link bit.ly/salasvacinaqdenga.

Com informações da assessoria