
O Governo do Amazonas iniciou a entrega domiciliar de mais de 900 carteirinhas de identificação de pessoas com deficiência (PcD) que ficaram acumuladas na Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A iniciativa busca facilitar o acesso dessas pessoas aos seus direitos, garantindo prioridade em serviços essenciais e inclusão social.
A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), tem como principal objetivo atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, que por diferentes razões não puderam comparecer para retirar seus documentos na sede da Sejusc. O serviço está sendo realizado excepcionalmente, devido ao grande número de carteirinhas que ainda não foram retiradas.
Documentos entregues
As carteirinhas entregues incluem:
- Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD);
- Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea);
- Passe Legal, documento que assegura gratuidade no transporte público.
A secretária da SePcD, Selma Nunes, destacou que a ação atende um público que aguarda há anos pela documentação.
Facilidade e inclusão
Uma das beneficiadas pela entrega domiciliar foi Ádila Reis, mãe de Nicolas André, de 16 anos, que recebeu a Ciptea do filho após três anos de espera.
O documento assegura a Nicolas direitos fundamentais, como prioridade no transporte público, acesso facilitado a serviços e espaços adaptados.
Retirada presencial das carteirinhas
Para aqueles que ainda não receberam suas carteirinhas em casa, o documento pode ser retirado presencialmente na sede da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada dentro do Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), no bairro Flores.
Endereço: Rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem necessidade de agendamento).
Contato para dúvidas: (92) 98406-0249.