Cartão de vacina ‘falso’ é oferecido para venda em Manaus: ‘chama que tá tendo’

Em vídeo que circula na internet, uma pessoa oferece cartão de vacina, supostamente falso, para pessoas que estão com medo de se imunizar. A prática burla o sistema de identificação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que entrega uma carteira de vacinação oficial para as pessoas que recebem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19.

O anúncio explora a medida do Governo do Amazonas, que determinou que os bares, restaurantes, flutuantes e outros estabelecimenos terão que exigir cartão de vacina dos usuários. “Rapaziada quem tiver medo de tomar vacinam tiver precisando de cartãozinho, chama que tá tendo”, diz o anunciante no vídeo.

Investigação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Virtual do Amazonas, na tarde desta sexta-feira, (3), após tomar conhecimento da oferta de carteiras de vacinação falsificadas com selo de aplicação de doses contra a Covid-19, comercializadas pela internet.

 

A nota diz ainda que, a Semsa repudia veementemente esse tipo de prática criminosa que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a imunização é a forma mais segura de proteger a população contra o novo coronavírus, e orienta os cidadãos ainda não vacinados a procurarem um dos pontos de atendimento da Prefeitura de Manaus, onde a vacina é oferecida gratuitamente.

Caso o usuário tenha perdido a carteira de vacinação original, deve acessar o aplicativo ConecteSUS (conectesus.saude.gov.br), para emitir a Carteira de Vacinação Digital ou o Certificado de Vacinação.

Portal Manaus Alerta