Brasileira compra casa na Itália por apenas 1 euro

Após muitos trâmites burocráticos, Andreia Leda, de 58 anos, está radiante por se tornar proprietária de um imóvel na Itália. Além da casa na Toscana, região que já foi cenário de filmes e encanta pela beleza, a consultora de planejamento comercial tem outro motivo para comemorar. Ela pagou apenas 1 euro (sim, 1 euro!) pela residência, uma construção histórica da época de 1500.

O projeto Casa 1 Euro é uma estratégia do governo italiano para revitalizar imóveis que tenham sido abandonados pelos donos, geralmente, herdeiros que cedem os endereços em troca de abatimento nos impostos. Andreia soube do incentivo governamental em 2020, mas, apesar de parecer bastante atraente, não possuía recursos financeiros para a reforma.

No entanto, o poder público italiano lançou mais um programa, no qual paga a reconstrução da parte externa da edificação. Foi então que Andreia, que já tinha ido muitas vezes a trabalho para a Itália, resolveu fechar negócio. “Não pensei duas vezes. O mundo deu a volta e tenho uma casa da Idade Média. É uma ruína, mas ela está lá”, comemorou.

“As propriedades de 1 euro são praticamente pedras, compramos ruínas. Preciso reconstruir tudo e contratar arquitetos e construtores certificados, porque se trata de um patrimônio histórico”, explicou a brasileira.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta