
Com uma programação que reúne atividades culturais e terapêuticas, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic TEA) José Contente deu início, na segunda-feira (25), à Semana do Folclore, que segue até sexta-feira (29). A iniciativa busca estimular a socialização e desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sensoriais de forma lúdica e significativa, nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas na unidade.
A unidade da rede estadual de saúde desenvolve ações em parceria com a Rede TEIA Agir, especializada em serviços terapêuticos voltados ao desenvolvimento de crianças autistas.

As atividades, elaboradas pela equipe multiprofissional, incluem dinâmicas como circuitos lúdicos, sessões de cinema imersivas, teatro de fantoches e espaços de estímulos controlados para as crianças que necessitam de maior acolhimento.
A programação foi estruturada para ser inclusiva e acolhedora. De acordo com a psicóloga Rebeca de Sá, a Semana do Folclore também reforça o desenvolvimento de habilidades sociais entre as crianças.

Com a iniciativa, o Caic José Contente reafirma o compromisso com o atendimento humanizado, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento integral das crianças com TEA, além de incentivar os terapeutas a planejarem atividades criativas e adaptadas às necessidades de cada paciente.
Com informações da assessoria





