O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) foi acionado, na segunda-feira (25), através de denúncias feitas por passageiros do voo Manaus-Carauari, após os passageiros do voo terem sido informado pela tripulação de que a aeronave estaria com pane elétrica e teria de retornar a Manaus. Segundo os passageiros, a aeronave estava a, aproximadamente, quinze minutos de distância do município.
A aeronave retornou ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e os passageiros desembarcaram e ficaram aguardando uma solução da companhia. A equipe de fiscalização do Procon-AM foi acionada por um grupo de passageiros, que relataram não estarem recebendo apoio da MAP Linhas Aéreas, entre eles passageiros idosos e deficientes. A empresa não teria fornecido alimentação para os 32 passageiros que se encontravam no aeroporto na hora que a equipe do Procon-AM chegou, e não havia oferecido acomodação em hotel e solução de opção de voo e data com destino a Carauari.
A equipe de fiscalização autuou a empresa por violar os direitos do consumidor, por não oferecer alimentação, acomodação e solução de voo. Após o auto, a empresa disponibilizou um voo extra para hoje terça-feira (26), além de alimentação aos passageiros e encaminhou todos para serem acomodados em um Hotel na noite de ontem (25).
“Ao chegar ao Aeroporto, encontramos um grupo de pessoas com seus pertences e sem atendimento devido, entre eles muitos idosos e também deficientes. Constatamos que a empresa não havia fornecido alimentação e acomodação para os passageiros, o que viola o direito do consumidor. A companhia foi autuada e o direito do consumidor foi respeitado. A empresa então encaminhou todos os passageiros para um hotel, com alimentação, além disso, garantimos a confirmação do voo para esta terça-feira (26) com destino a Carauari”, afirmou o chefe de fiscalização do Procon, Pedro Malta.
O Procon-AM informa que todas as medidas foram tomadas para garantir o direito do consumidor, assegurada pela resolução 400/2016 da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), em casos de cancelamento ou atraso de voo.
Para registrar denúncias ou reclamações, o órgão o órgão de proteção ao consumidor pede aos consumidores que entrem em contato, por meio do telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h).