Amazonas registra a menor taxa de roubo a pedestre dos últimos 10 anos, aponta SSP

SSP AM MENOR NÚMERO DE ROUBO A PEDESTRE FOTOS VICTOR LEVY SSP AM ()
Foto: Victor Levy/SSP-AM

O Amazonas registrou entre janeiro a julho deste ano, o menor número de roubo a pedestre em relação aos últimos dez anos. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que a queda neste período foi superior a 50%. A queda é um resultado da somatória entre o policiamento ostensivo e investigativo com os investimentos realizados pelo Governo do Estado em efetivo e tecnologia.


Os números registrados pelo Centro Integrado de Estatística da SSP-AM (Ciesp/SSP-AM) mostram que, em 2015, o Amazonas chegou a registrar entre janeiro a julho, um total de 19.402 roubos, que representava uma média de 2,7 mil roubos por mês.

Este ano, neste mesmo período, o Amazonas contabilizou 9.860, o que corresponde a uma queda de 50,82%. O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Klinger Paiva, destaca que o ingresso de mais de mil soldados formados em 2024 reforçou os trabalhos de policiamento ostensivo.

Tecnologias e estatísticas

O secretário Vinícius Almeida lembrou que o incremento das tecnologias adquiridas pelo Governo do Estado aplicadas ao trabalho policial, também contribuíram para a redução dos números. Uma das tecnologias que contribuíram no trabalho policial está aplicada no Programa RecuperaFone.

Conforme o coordenador do Ciesp, Rouget Britto, o roubo a pedestre, na maioria das vezes, é praticado com intuito de roubar o celular das vítimas. A partir da implantação do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celular (Nirc), houve a queda do número de roubos desses aparelhos e, consequentemente, aos pedestres.

Rouget destacou que para constituir com o trabalho ostensivo e preventivo da PMAM, a SSP-AM realiza, periodicamente, reuniões com comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom), onde são exibidas as áreas onde há aumento dos indicadores criminais.

Com informações da assessoria