Alta de casos de gripe provoca falta de Tamiflu em farmácias

Com o aumento de casos de gripe no Distrito Federal, farmácias da capital registram alta procura e falta do medicamento fosfato de oseltamivir, o Tamiflu. O remédio é prescrito para o alívio de sintomas de gripe. O Metrópoles fez uma pesquisa pelas principais redes de drogarias do DF, e a maioria informou que o medicamento está em falta nas unidades.

Na Drogaria Rosário, na 102 Sul, atendentes afirmaram que a procura está grande desde o início de dezembro e que o remédio acabou há cerca de uma semana. Segundo informações da farmácia, a rede atende até 15 clientes por dia em busca do remédio e não há previsão de data para o recebimento de mais caixas do medicamento.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Distrito Federal (Sincofarma), o DF registrou falta do Tamiflu em 20 de dezembro de 2021 por causa da indicação para tratamento da influenza. Em nota ao Metrópoles, o sindicato informou que entrou em contato com a fabricante do remédio para retomarem a produção.

Confira a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta