Início Brasil Carnaval com calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte do...

Carnaval com calor e pancadas de chuva isoladas em grande parte do Brasil

O início do Carnaval em boa parte do Brasil será marcado por calor e a possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no período da tarde. As temperaturas devem se elevar ao longo do dia, acompanhadas de umidade que pode gerar precipitações localizadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife.


Segundo a meteorologista Lady Custódio, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo na maior parte do dia deve permanecer bom. No Rio de Janeiro, as temperaturas podem alcançar até 36 graus Celsius.


Alertas para a Região Sul

A Região Sul, em especial o sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, enfrenta um alerta de perigo potencial de tempestade. Entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná, há risco de chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 60 milímetros por hora e 100 milímetros por dia, pelo menos até este sábado (14).

No Rio Grande do Sul, a previsão é de tempo mais estável, com chuvas restritas à parte norte do estado, na divisa com Santa Catarina. Em Porto Alegre, espera-se um clima mais aberto, propício para as celebrações.

Chuvas intensas no Norte e Nordeste

Áreas do Amazonas, Pará, Maranhão, Tocantins e Acre estão sob risco de chuvas mais fortes, com previsão de até 100 mm de precipitação e ventos de até 100 km/h. Na faixa litorânea do Nordeste, excluindo a Bahia, as chuvas podem chegar a 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h.

O interior dos estados nordestinos e Minas Gerais devem registrar temperaturas mais elevadas. No norte de Minas Gerais, o tempo tende a ser mais estável e aberto.

Sudeste com calor e pouca chuva

A Região Sudeste, incluindo Brasília, deve predominantemente apresentar temperaturas elevadas e tempo mais aberto. A meteorologista reforça a importância da hidratação, do uso de roupas leves e de evitar exposição direta ao sol nos períodos mais quentes.

Recomendações para atividades na natureza

Para quem opta por atividades ao ar livre, como cachoeiras e matas, a recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo. Em caso de chuva forte, tempestades, raios ou risco de alagamentos, é fundamental evitar áreas de mata e cachoeiras, não se abrigar sob árvores ou postes de energia e seguir as orientações da Defesa Civil.

Com informações da Agência Brasil