Alunos do Colégio Militar representam o Amazonas nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil, em São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal

Neste final de semana, três alunos do Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas (CMPM I) participarão da fase final das Olimpíadas Nacionais de História do Brasil (ONHB), que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, em Campinas (SP). A equipe de estudantes, que representa o único grupo do Amazonas oriundo de uma escola pública a alcançar essa etapa, embarcaram na quinta-feira (22), com grandes expectativas e a ambição de trazer medalha para o Estado.

Os alunos do 9º ano estão indo para a etapa nacional, após passarem pelas fases online e regionais, realizadas no Amazonas. São eles: Júlio César Cavalcante Mendes Pinto, Lucas Emanuel Abreu de Oliveira e Joel Antônio Ribeiro da Silva.

O diretor do CMPM I, tenente-coronel PM Diogo Albuquerque, destacou que a participação dos alunos na etapa nacional das Olimpíadas de História é um feito de grande relevância para as unidades de ensino da Polícia Militar do Amazonas.

“Isso é importante porque, além de ser uma atividade extracurricular de aprendizado, é uma experiência que demonstra que é possível, mesmo concorrendo com todo o Brasil, estarmos entre os melhores. Sem dúvida, essa viagem será uma lembrança para o resto da vida deles e servirá como estímulo para os demais alunos”, disse o diretor.

O tenente-coronel PM salientou, ainda, que o colégio reconhece a importância da experiência e, por esta razão, está financiando a participação dos alunos e professores na competição, custeando as passagens com recursos do conselho escolar do colégio.

“Estamos custeando as cinco passagens, sendo duas para os professores e três para os alunos, porque acreditamos no valor dessa oportunidade. A dedicação dos nossos professores, que trabalharam junto com os alunos, é um incentivo para que mais educadores e alunos busquem participar de competições como essa”, afirmou.

Preparação

De acordo com a professora da disciplina, Júlia Nascimento, a preparação dos alunos do CMPM para esta competição foi intensa e realizada majoritariamente de forma online. Os estudantes receberam suporte contínuo de seus orientadores, que utilizaram ferramentas para fornecer orientações e auxiliar nas pesquisas necessárias.

A professora explica que um dos principais desafios da competição é a natureza das questões, que sendo das ciências humanas, podem ter múltiplas interpretações. Esse aspecto gerou muita discussão e troca de conhecimento entre os alunos, além de inúmeras dúvidas sobre as respostas corretas.

“As expectativas da equipe para a fase final são altas. Chegar à final já foi uma grande conquista, mas agora que estamos aqui, queremos o melhor resultado possível e estamos estudando muito para isso”, afirmou a professora.

A professora Júlia Nascimento salienta que a participação dos alunos nas Olimpíadas de História não é apenas uma competição acadêmica, mas uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a história do Brasil e do mundo.

“História está em tudo; somos seres sociais e políticos, portanto, fazemos história todos os dias. A experiência de estar entre os finalistas já é uma vitória, mas a possibilidade de conquistar uma medalha é um incentivo a mais para esses jovens, que representam o futuro do Amazonas”, disse a professora.

CMPMs em destaque

Cinco unidades dos Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas ficaram entre os 10 melhores no ranking de escolas do Estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O CMPM I ocupou o terceiro lugar na classificação de melhores escolas estaduais no Ensino Médio e a quarta posição na classificação de melhores escolas estaduais no Anos Finais.

O Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10. No Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, existem 620 escolas estaduais, incluindo capital e interior, que abrangem os Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Os CMPMs concorreram com as unidades estaduais, municipais e particulares.

Com informações da assessoria

Clique aqui para acessar o link