Biden concede perdão a milhares de condenados por posse de maconha

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (6) o perdão a milhares de condenados por posse de maconha, cumprindo uma das exigências de seus apoiadores a um mês das eleições legislativas de meio de mandato.


“Estou anunciando o perdão de todos os crimes federais anteriores por simples posse de maconha”, disse Biden em um comunicado.

Cerca de 6.500 pessoas estão condenadas por normas federais sobre a maconha, disseram funcionários do governo aos jornalistas. A clemência se estenderá para outros milhares de condenados beneficiados por normas da capital federal, Washington.

O presidente também pediu às autoridades sanitárias e judiciais a repensarem as penas associadas à maconha, no momento em que o movimento pela descriminalização da cannabis tem forte apoio nos Estados Unidos.

Contudo, insistiu na importância de continuar a luta contra o tráfico e a venda da substância para menores de idade.

As novas medidas também pretendem retificar os processos penais que afetam de maneira desproporcional as minorias étnicas, assinalou.

“Anular os antecedentes criminais das pessoas condenadas por posse de drogas é uma questão de justiça social”, ressaltou a influente legisladora progressista Pramila Jayapal.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei no início de abril, apresentado pelos legisladores do Partido Democrata, para retirar a cannabis da lista federal de drogas perigosas. Com informações do Estado de Minas