O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passou a permitir o pagamento de dívidas no licenciamento do veículo durante Blitz. A quitação pode ser parcela em até 12 vezes no cartão de crédito. Assim, a multa não é lançada.
Podem ser pagas dívidas de multas de trânsito, serviços veiculares e licenciamento anual. O parcelamento é feito com taxas que podem variar de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.
A operação de parcelamento segue as regras das operadoras de cartões, sendo de total responsabilidade do titular do cartão junto à operadora, como em qualquer transação realizada com cartão de crédito ou débito.
Com o aumento do valor devido às taxas, o Detran orienta que o pagador faça uma análise antes do pagamento.
A Resolução nº 736, de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e uma portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) estabelecem que as empresas devem apresentar os planos de pagamentos dos débitos em aberto.
Pagamento on-line
Sete empresas são responsáveis por realizar o parcelamento das dívidas, cinco delas fazem atendimento presencial no Detran, mas elas também atendem on-line.
As informações estão disponíveis no Site do Detran (www.detran.am.gov.br).
Blitz
O pagamento de forma parcela no cartão de crédito também é aceita durante as Blitz na cidade.
O motorista que estiver irregular poderá fazer o pagamento do licenciamento anual e impedir que o veículo seja recolho, incluindo taxa do Detran e eventuais multas.
Com informações da BNC.