Com o objetivo de facilitar o acesso da população de 18 anos ou mais à vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus amplia para 29 o número de locais de atendimento nesta sexta-feira, 6. Além dos quatro pontos estratégicos (sambódromo, Sesi, Studio 5 e shopping Phelippe Daou), 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para receber, a partir das 9h, aqueles que ainda não se vacinaram com a primeira ou segunda doses.
“É a segunda ampliação da semana com o objetivo de levar a vacina para mais perto das pessoas”, observa a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe.
De acordo com a secretária, o município vem trabalhando no sentido de descentralizar cada vez mais os pontos de vacinação, conforme recomendação do prefeito David Almeida, para tornar o acesso mais fácil e mais rápido.
“No início da campanha tínhamos grandes contingentes a vacinar e era inviável fazer isso apenas nas UBSs, onde a estrutura física é limitada e onde, além da vacina, são oferecidos os outros serviços de atenção primária, mas agora essa é uma estratégia possível”, explica.
Com os novos locais, o usuário passa a contar com sete opções na zona Norte, cinco na zona Sul, dez na zona Leste e sete na zona Oeste. Os 29 pontos abrem às 9h e tem horários diferentes de encerramento. Os grandes pontos estratégicos funcionam até as 16h, e as UBSs até as 17h, se forem de horário regular; ou até as 19h, se forem de horário estendido. A lista completa de locais de atendimento está no site da Semsa e pode ser acessada por meio do link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/, atualizado diariamente. As informações também estão disponíveis nas redes sociais oficiais da secretaria.
Aguardados
Planilha atualizada pela Semsa na última terça-feira, 3, mostra que 48% das 44 mil pessoas de 18 anos residentes em Manaus já se vacinaram com a primeira dose, e que a quantidade de pessoas vacinadas aumenta conforme aumentam as idades. De 19 a 30 anos, o percentual de vacinados, por idade, varia entre 52% e 63%; de 31 a 40 anos, de 61% a 93%; e de 41 a 29 anos vai de 93% até 133% da população.
“Trabalhamos com números estimados pelo Ministério da Saúde, que funcionam como referência para o recebimento de doses de vacina e para medir o avanço da cobertura vacinal nas diferentes faixas etárias e grupos prioritários”, esclarece Shádia, destacando que a meta, também estipulada pelo MS, é vacinar pelo menos 90% de cada grupo e faixa etária. Considerando a população de 18 anos ou mais, 86% já receberam a primeira dose ou a dose única e 27% estão com o esquema vacinal completo.
Nesta quarta-feira, 5, o município recebeu 58,5 mil doses do imunizante da Pfizer, para dar continuidade à aplicação das primeiras doses na capital.
Ferramentas
Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Quem for tomar a segunda dose, deve levar identidade, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. Os 29 pontos em funcionamento nesta sexta-feira estarão aplicando a primeira e segunda doses.
A Semsa orienta que o público faça cadastro prévio no Imuniza Manaus, para que o atendimento seja mais rápido nos postos de vacinação. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico https://imuniza.manaus.am.gov.br/, escolher a opção “Cadastro de Cidadão” e informar os dados solicitados pelo sistema.
Quem quiser economizar tempo, antes de sair de casa, pode consultar o Filômetro (bit.ly/filometrovacina), ferramenta da prefeitura que aponta o movimento nos pontos de vacinação, oferecendo ao público a opção de optar pelo que estiver com menor fluxo de pessoas.
Pontos de vacinação
Zona Norte
9h às 16h
Shopping Phelippe Daou
Avenida Camapuã, 2.939 – Cidade de Deus
Somente para pedestre
9h às 17h
Clínica da Família Carmen Nicolau
Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº – Lago Azul
9h às 19h
UBS Augias Gadelha
Rua A, 15, Conjunto Ribeiro Junior – Cidade Nova
UBS Sálvio Belota
Rua Samambaia, 786 – Santa Etelvina
UBS Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3 – Cidade Nova
UBS Armando Mendes
Rua das Aragarcias, 786 – Conjunto Manoa
UBS Arthur Virgílio
Travessa 10, nº 3.015 – Amazonino Mendes
Zona Sul
9h às 16h
Studio 5 – Centro de Convenções
Avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I
Somente para pedestre
9h às 17h
UBS Megumo Kado
Rua Inocêncio de Araújo, 37 – Educandos
UBS Theodomiro Garrido
Rua São José, s/nº – Colônia Oliveira Machado
Policlínica Castelo Branco
Rua do Comércio, s/nº – Parque 10 de Novembro
UBS Lúcio Flávio Vasconcelos Dias
Rua Nova Olinda s/nº – Raiz
Leste
9h às 16h
Sesi – Clube do Trabalhador
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
Ponto para pedestre e drive-thru
UBS Guilherme Alexandre
Rua Nova República, 575 – Colônia Antônio Aleixo
Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros
Rua Bom Jesus, s/nº – Mauazinho
9h às 17h
UBS Silas Santos
Rua Guaporé, s/nº – conjunto Castanheiras – Gilberto Mestrinho
UBS UBS Gilson Moreira
Rua Dr. Pegoraro, s/nº – Zumbi dos Palmares
UBS Waldir Bugalho
Rua 7 de Setembro, 871 – Jorge Teixeira IV
UBS Geraldo Magela
Rua I, s/nº – Armando Mendes
9h às 19h
UBS Alfredo Campos
Avenida Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi dos Palmares
UBS Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário
UBS Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves
Oeste
9h às 16h
Sambódromo
Avenida Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro
Ponto para pedestre e drive-thru
9h às 17h
Policlínica Djalma Batista
Rua Teotônio Vilela, s/nº – Compensa
UBS Ajuricaba
Avenida Leste, s/nº, conjunto Ajuricaba – Alvorada
UBS Santos Dumont
Rua Comandante Norberto Von Gal, conjunto Santos Dumont – Bairro da União
9h às 19h
UBS Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória
UBS Leonor de Freitas
Avenida Brasil, s/nº – Compensa II
9h às 13h
Associação dos Moradores da Comunidade Ismail Aziz
Rua Imbu, 22, Comunidade Ismail Aziz – Tarumã-Açu / BR 174, Km 02
Com informações da assessoria